A corda que será utilizada no Círio de Nossa Senhora da Conceição este ano chegou a Santarém na tarde de segunda-feira (19). O objeto que é segurado pelos cordeiros e fica no entorno da imagem da santa durante a procissão foi fabricado no estado da Bahia e possui 220 metros de comprimento.
O coordenador geral do Círio, Gilberto Dinely mostrou a corda a equipe de reportagem da TV Tapajós ainda na transportadora e informou que a apresentação oficial ocorre na quinta-feira (22), às 11h. A corda será levada a igreja Matriz e apresentada em uma solenidade especial aberta ao público. “Esse é um símbolo forte do nosso Círio”, conta.
A corda é confeccionada a partir da matéria-prima sisal. No Brasil, os principais produtores são os estados da Paraíba e da Bahia. É considerada a fibra vegetal mais dura que existe.
Este ano ela será levada para o local de saída da procissão a meia noite de sábado (24) e ficará em frente ao prédio da Sespa, ao lado da igreja de São Sebastião.
A coordenação decidiu retirar a corda de frente da igreja de São Sebastião para evitar problemas na saída do Círio. A imagem de Nossa Senhora da Conceição ficará em frente à igreja para a missa e depois será levada até a corda.
Dinely explicou que o doador estará presente na solenidade, mas preferiu não ser identificado.
Cordeiros no Círio 2011 (Arquivo: Portal Notapajos)
Redação Notapajos com informações de Armando Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário